As teclados de membrana ainda são bastante utilizados no meio industrial. Equipamentos como CLP, IHM, controladores e outros equipamentos que possuem algum tipo de um painel de comando possuem um teclado de membrana. É um recurso que simplifica a construção e a fabricação, em vários aspectos, de muitos equipamentos. No entanto, equipamentos que utilizam teclados e painéis de membrana podem defeitos que muitas vezes confunde operadores e até mesmo técnicos.
A construção destes teclados é composta por duas, três ou mais camadas que variam de acordo com a complexidade do projeto. Nas imagens seguinte é possível observar as camadas de uma membrana utilizada em um painel de programação:
Membrana sem a película frontal que indica a função de cada tecla.
Detalhe da membrana com o circuito impresso que determina a matriz do teclado.
Detalhe do contato intermediário da membrana.
Nota-se que o circuito que interliga as teclas e as trilhas correspondentes são fabricadas através da impressão do circuito impresso sobre um material (Ex: Policarbonato) que serve de base para o circuito. A impressão, semelhante à uma impressão de um texto, é feita com tinta condutiva que permite criar circuitos simples e complexos para elaboração de painéis e teclados.
A tinta utilizada neste processo tem uma resistência característica e em alguns casos acaba deteriorando com o uso ao longo do tempo. Quando as membranas estão em uso a corrente elétrica que circula no circuito costuma ser baixa, no entanto, podemos surgir situações que mesmo baixa pode causa dano ao logo do tempo. Há uma série de outros fatores ambientais que podem causar o desgaste prematuro de uma membrana.
Veja nas imagens a seguir três situações de um mesmo modelo de membrana que costuma apresentar falha e funcionamento intermitente.
Trilhas com pequena oxidação.
Neste caso a oxidação é bastante sutil, mas suficiente para apresentar falha.
Neste caso a oxidação está bastante avançada.
A imagem temos uma situação em que o equipamento funciona apenas nos dias mais úmidos, pois a umidade do ambiente favorecia a condução elétrica do circuito.
Caso você precise de apoio em algum caso semelhante ou ainda queira fazer uma avaliação sem compromisso, entre em contato conosco. Estamos à disposição para lhe auxiliar e buscar uma solução com o melhor custo benefício para você.
Acesse nosso site, inscreva-se em nosso Blog e acompanhe nosso trabalho através das publicações com informações e curiosidades relacionadas aos serviços e produtos que a Romatec oferece.
Nos últimos anos, o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para a comunicação diária de milhões de pessoas ao redor do mundo. Contudo, com a popularidade vêm os desafios, incluindo ataques cibernéticos como o Trava Zap. Este artigo busca explicar o que é o Trava Zap, os problemas que ele causa e como os usuários podem se proteger contra essa ameaça.
ResponderExcluirTrava Zap