Olá! No 11º episódio do Romacast vamos apresentar um dos assuntos mais interessante e com certeza o mais importante no mundo dos sistemas elétricos. Falaremos da primeira lei de Ohm, a primeira equação descrita e, sem dúvida, uma das mais importantes a ser aprendida no âmbito da eletrônica.
O que é a lei de Ohm?
A lei de Ohm é uma equação matemática muito simples, mas extremamente poderosa e aplicável a qualquer circuito em qualquer escala de tempo.
Por que é tão importante?
É aplicável em circuitos de corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA), de todos os tipos.
Quais mudanças ela trouxe em relação ao que acreditamos sobre a eletricidade?
Compreender a Lei de Ohm nos permite aplicá-la de forma adequada para obter informações a partir das principais grandezas elétricas. Também nos permite conhecer as diferenças entre os níveis de potência e de energia, bem como compreender como tudo isto afeta a eficiência da operação dos sistemas eletroeletrônicos ou simplesmente saber dimensionar fusíveis e disjuntores.
A lei de Ohm é uma homenagem a Georg Simon Ohm, físico e matemático, nascido em Erlangen na Alemanha (1789-1854) descobriu uma das mais importantes leis relativas a circuitos elétricos. O físico afirmou que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante, denominada de resistência elétrica. Quando Ohm publicou seus resultados, tais documentos foram considerados incompletos e incoerentes. Somente depois de aproximadamente 22 anos seu trabalho foi reconhecido como importante contribuição na área do conhecimento acerca dos circuitos elétricos.
A primeira lei de Ohm estabelece que, a razão entre a diferença de potencial e a corrente elétrica em um condutor é igual a resistência elétrica desse condutor. Em outras palavras, a corrente elétrica que atravessa um condutor é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada aos extremos desse condutor.
A equação mais conhecida com a lei de Ohm é dada por:
Onde:
R - Representa a resistência elétrica;
E - Representa a diferença de tensão (potencial elétrico ou d.d.p.);
I - Representa a intensidade da corrente elétrica.
Resistência: medida em Ohm (Ω);
Tensão: medida em Volts (V);
Corrente: medida em Ampère (A).
Observação: Em algumas literaturas a tensão é representada pela letra U.
Com o passar do tempo foi adotada uma figura para representar a equação de uma maneira de fácil memorização, a famosa fórmula do REI.
Modelo de circuito elétrico:
Tensão, corrente e resistência: grandezas elétricas dissociáveis.Resistência elétrica: é a capacidade que um determinado material oferece de se opor à passagem da corrente elétrica. Sua unidade de medida é o Ohm (Ω).
Tensão elétrica: é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos distintos. Também pode ser entendida como a quantidade de energia necessária para movimentar uma carga elétrica, de um ponto ao outro, em um condutor. Sua unidadede medida é o Volt (V).
Corrente elétrica: é o fluxo de cargas elétricas motivadas por uma diferença de potencial elétrico, isto é, o movimento dos elétrons entre dois pontos distintos de um condutor em razão da diferença de potencial elétrico nestes pontos. Sua unidadede medida é o Ampère (A).
O fluxo de elétrons pode ser contínuo (CC), quando se movimenta em apenas um sentido, ou alternado (CA), que hora se movimenta em um sentido e hora se movimenta no sentido inverso.
A partir da equação da primeira lei de Ohm, podemos determinar outras grandezas em um circuito elétrico. Ter este conhecimento e dominar estes conceitos é de extrema necessidade para os profissionais ligados às áreas de elétrica e eletrônica. No entanto, em áreas correlatas tem sido cada vez mais importante conhecer sobre a lei de Ohm.
No âmbito da manutenção industrial este conhecimento pode facilitar muito o dia a dia na identificação de defeitos e identificação das cargas envolvidas nos circuitos elétricos. Conhecer a relação das grandezas elétricas facilita muito o uso de instrumentos de medição como multímetros e amperímetros alicate.
Neste Romacast foi apresentada a lei de Ohm em uma conversa descontraída, que não teve a intensão de esgotar o assunto e convidamos nossos ouvintes e leitores a aprofundar seus conhecimentos acerca do assunto. Neste sentido, a equipe técnica da Romatec está à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar em situações que sejam necessários conhecimentos técnicos especializados.
Visite nosso site, acompanhe nosso trabalho através do Blog e inscreva-se para receber nosso boletim de notícias por e-mail. Assim você será o primeiro a receber as novidades, informações sobre produtos e serviços que a Romatec oferece.
Nenhum comentário:
Escrever comentários