Diariamente recebemos inúmeros equipamentos para reparo, do mais fácil ao mais difícil, no entanto, alguns serviços são verdadeiros desafios. Mas tem algo que é comum entre os reparos, a pregunta que muitos clientes fazem e esperam uma resposta pronta: Quanto custa para consertar? Esta é uma pergunta bem interessante...
O valor de um serviço pode ser mensurado de forma fácil, quando tempos conhecimento de todas as variáveis envolvidas, do contrário, não é uma tarefa simples "prever" a situação em que um equipamento se encontra.
Nesta semana recebemos para conserto um motor eletrônico da marca Quick Rotan, modelo P321ED, que ao abrir e verificar o estado geral do equipamento tivemos a certeza de que não seria uma missão fácil, pelo contrário, pareceu não haver muita esperança. Depois de alguns minutos de observação intensa, percebemos que seria possível reparar e que o maior desafio seria desfazer o "serviço" realizado por alguém sem muito preparo técnico.
Entendemos que em alguns casos é preciso usar de muita criatividade para poder apresentar uma solução adequada, mas dependendo da solução o problema inicial volta a ocorrer e favorece o surgimento de novos problemas.
A imagem a seguir ilustra de forma discreta, bem no centro, uma bolha no circuito impresso. Este problema ocorre quando é aplica calor acima do suportado pela placa de circuito impresso (PCI). de modo geral as estações de retrabalho possuem ajuste de temperatura e fluxo de ar. Quando combinados de forma incorreta o resultado por ser irreparável.
Na imagem abaixo temos o lado oposto da placa, no mesmo ponto, onde é possível observar outra bolha na placa.
Muitas vezes é necessário colar alguns componentes que podem soltar em função da vibração da máquina, mas neste caso não bastou colar o componente, foi preciso esparramar cola por cima de muita coisa! Isto é algo completamente desnecessário e não parece ter algo realizado por um técnico.
Outra coisa que pode parecer desnecessário, mas acreditamos que seja extremamente importante é um bom acabamento no serviço. Não interessa quanto tempo leva para consertar, é serviço precisa ser realizado com qualidade, deve oferecer segurança ao cliente, pois o tempo de uma máquina parada é sem dúvida muito mais caro do que o valor de que o cliente pagará pelo serviço.
Observando imagens acima lhe convido a pensar nas seguintes questões:
Quanto custou o serviço realizado?
Quanto tempo a máquina ficou parada?
Qual é a garantia de um bom funcionamento?
Todo trabalho a ser realizado precisa de um determinado tempo para que seja feito, do mais fácil ao mais difícil, tudo ao seu tempo. Há um ditado bastante antigo que diz: "A pressa é inimiga da perfeição!"
Sabemos que o custo para adquirir uma máquina pode ser elevado e nem sempre é possível manter máquinas reserva para substituir outra em caso de pane. Todo equipamento eletrônico, elétrico, mecânico, etc., que está em uso constante corre o risco de falhar ou apresentar defeitos. Para minimizar estes riscos é necessário adotar a cultura da manutenção preventiva, que nos permite programar os serviços de maneira que não venha interferir muito nas atividades do dia a dia.
Por outro lado, trabalhar baseado em manutenção corretiva pode custar muito mais caro, pode favorecer situações com apresentadas nas imagens e certamente os resultados estarão muito aquém do desejado.
Não espere ser pego de surpresa. Entre em contato com a Romatec, agende uma visita para conhecer nosso trabalho, serviços e produtos que temos para lhe oferecer. Trabalhamos de forma transparente, buscando sempre o melhor custo-benefício para nossos clientes. Aguardamos sua ligação!
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