+55 51 35415987

Av. Sebastião Amoretti, 3312 - Sala 2 Taquara-RS, CEP 95609-184

WhatsApp Corporativo (51) 3541.5987

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

QUANTO CUSTA UM SERVIÇO MAU FEITO?


Diariamente recebemos inúmeros equipamentos para reparo, do mais fácil ao mais difícil, no entanto, alguns serviços são verdadeiros desafios. Mas tem algo que é comum entre os reparos, a pregunta que muitos clientes fazem e esperam uma resposta pronta: Quanto custa para consertar? Esta é uma pergunta bem interessante...

O valor de um serviço pode ser mensurado de forma fácil, quando tempos conhecimento de todas as variáveis envolvidas, do contrário, não é uma tarefa simples "prever" a situação em que um equipamento se encontra.

Nesta semana recebemos para conserto um motor eletrônico da marca Quick Rotan, modelo P321ED, que ao abrir e verificar o estado geral do equipamento tivemos a certeza de que não seria uma missão fácil, pelo contrário, pareceu não haver muita esperança. Depois de alguns minutos de observação intensa, percebemos que seria possível reparar e que o maior desafio seria desfazer o "serviço" realizado por alguém sem muito preparo técnico.

Entendemos que em alguns casos é preciso usar de muita criatividade para poder apresentar uma solução adequada, mas dependendo da solução o problema inicial volta a ocorrer e favorece o surgimento de novos problemas.

A imagem a seguir ilustra de forma discreta, bem no centro, uma bolha no circuito impresso. Este problema ocorre quando é aplica calor acima do suportado pela placa de circuito impresso (PCI). de modo geral as estações de retrabalho possuem ajuste de temperatura e fluxo de ar. Quando combinados de forma incorreta o resultado por ser irreparável.


Na imagem abaixo temos o lado oposto da placa, no mesmo ponto, onde é possível observar outra bolha na placa.


Muitas vezes é necessário colar alguns componentes que podem soltar em função da vibração da máquina, mas neste caso não bastou colar o componente, foi preciso esparramar cola por cima de muita coisa! Isto é algo completamente desnecessário e não parece ter algo realizado por um técnico.


Outra coisa que pode parecer desnecessário, mas acreditamos que seja extremamente importante é um bom acabamento no serviço. Não interessa quanto tempo leva para consertar, é serviço precisa ser realizado com qualidade, deve oferecer segurança ao cliente, pois o tempo de uma máquina parada é sem dúvida muito mais caro do que o valor de que o cliente pagará pelo serviço.



Observando imagens acima lhe convido a pensar nas seguintes questões:

Quanto custou o serviço realizado?
Quanto tempo a máquina ficou parada?
Qual é a garantia de um bom funcionamento?

Todo trabalho a ser realizado precisa de um determinado tempo para que seja feito, do mais fácil ao mais difícil, tudo ao seu tempo. Há um ditado bastante antigo que diz: "A pressa é inimiga da perfeição!"

Sabemos que o custo para adquirir uma máquina pode ser elevado e nem sempre é possível manter máquinas reserva para substituir outra em caso de pane. Todo equipamento eletrônico, elétrico, mecânico, etc., que está em uso constante corre o risco de falhar ou apresentar defeitos. Para minimizar estes riscos é necessário adotar a cultura da manutenção preventiva, que nos permite programar os serviços de maneira que não venha interferir muito nas atividades do dia a dia.

Por outro lado, trabalhar baseado em manutenção corretiva pode custar muito mais caro, pode favorecer situações com apresentadas nas imagens e certamente os resultados estarão muito aquém do desejado.

Não espere ser pego de surpresa. Entre em contato com a Romatec, agende uma visita para conhecer nosso trabalho, serviços e produtos que temos para lhe oferecer. Trabalhamos de forma transparente, buscando sempre o melhor custo-benefício para nossos clientes. Aguardamos sua ligação!

Nenhum comentário:
Escrever comentários

Boletim de Notícias