Olá Pessoal!
Sabemos que nem toda empresa possui uma infraestrutura de manutenção preparada para realizar consertos eletrônicos dentro das próprias instalações, isto é, dispor de um laboratório de manutenção equipado com instrumentos de medição, como geradores e analisadores de sinais, osciloscópio e multímetros de precisão, além de uma gama diversificada de componentes eletrônicos para reposição. Assim, muitas empresas optam por tercerizar os consertos de placas e equipamentos eletrônicos com empresas especializadas.
A Romatec como empresa parceira recebe diariamente dezenas em equipamentos para manutenção, vindos de várias cidades e/ou regiões do País. No entanto, muito dos equipamento enviados para conserto não possuem qualquer informação acerca do defeito, falha ou pane apresentada pelo equipamento. A falta de informações pode tornar o reparo mais demorado, uma vez que é preciso realizar testes iniciais para identificar as mais variadas situações, que até então são desconhecidas.
Para facilitar e otimizar o conserto e consequentemente a devolução do equipamento consertado, gostaríamos de compartilhar e sugerir o uso de etiquetas de identificação e uma ficha de acomapnhamento para manutenção. Alguns dos nossos clientes já adotaram esta prática tornado mais rápida a comunicação das partes envolvidas, desde a remessa do equipamento para empresa parceira realizar o reparo até o retorno e devolução ao técnico que aguarda o equipamento reparado.
Abaixo temos uma imagem da etiqueta para identificação dos defeitos dos equipamentos.
Etiqueta de identificação de defeito.
Para facilitar o entendimento dos campos a serem preenchidos na etiqueta, observe os exemplos:
Nº_____: Número sequencial que não deve se repetir, informado conforme a ficha de acompanhamento para manutenção.
Exemplo: 001, 002, 003...
MATRIZ / FILIAL: Identificação da origem do equipamento. O objetivo é indicar se o equipemento pertence a empresa matriz ou filial. Sendo de uma filial, é importante indentificar pelo número ou cidade correspondente.
Exemplo: Filial 01, Filial 02 ou Filial São Paulo, Filial Minas.
DEFEITO: Descrever de forma sucinta e objetiva o defeito que o equipamento ou máquina está apresentando. Esta informação auxilia muito o técnico que fará o reparo, tornando mais rápida a identificação do defeito e bem como os testes operacionais após a conclusão do reparo.
Exemplo: Não aciona a saída Q1; As teclas do painel estão inoperantes; Ao acionar o motor apresenta erro 4.
PEÇA/MAQ.: Campo destinado a informação da marca e/ou modelo do equipamento que está sendo enviado para manutenção.
Exemplo: Placa de balancim S200; Painel Zoje WR-503; Inversor CFW300.
TÉCNICO: Nome da pessoa responsável pela identificação do defeito in loco, isto é, o técnico que está acompanhando ou é responsável pelo restabelecimento operacional do equipamento, que posteriormente irá receber o equipamento reparado e dará providência para recolocar em operação.
Exemplo: Antônio, Carlos, Marcos.
OBS: Campo de uso livre e opcional para registrar algo que possa ser relevante na hora do reparo.
Exemplo: O defeito informado ocorre somente pela manhã; Não tenho manual de parametrização; Máquina de empréstimo para atelier;
As etiquetas possum um QR Code que direciona ao canal da Romatec no Youtube. Neste canal a Romatec disponibiliza vídeos explicativos e dicas de manutenção dos mais variados equipamentos, com objetivo de auxiliar na solução de alguns defeitos ou ainda na parametrização de equipamentos.
Assista o vídeo explicativo do preenchimento da etiqueta de identificação de defeito e conheça nosso canal no Youtube.
Nenhum comentário:
Escrever comentários