Olá Pessoal! No episódio 26 do Romacast o assunto foi o querido Super Nintendo, onde os participantes comentam sobre cada bloco deste incrível game que marcou a vida de muita gente. Para facilitar o acompanhamento do assunto, abaixo teremos algumas imagens e o diagrama eletrônico do videogame. Vamos iniciar observando uma imagem real da placa de circuito impresso, com os componentes principais identificados. Para uma melhor experiência, clique nas imagens para ampliar.
Figura 1 - Foto da placa de circuito impresso do Super Nintendo.
Fonte: http://www.manualdocodigo.com.br/
Agora que já temos uma visão ampla da placa do videogame, vamos analisar o diagrama de blocos que nos fornece uma perspectiva diferente para compreender a interligação dos circuitos.
Figura 2 - Diagrama de blocos do Super Nintendo.
Fonte: http://www.manualdocodigo.com.br/
Através do diagrama de blocos é possível observar a complexidade de um videogame que, para sua época, era bastante tecnológico. Cada parte do circuito foi elaborado detalhadamente, com barramentos de comunicação independentes, para garantir a melhor experiência em termos de jogabilidade, sons, gráficos para construção de imagens e sensação de uma realidade além do bidimencional.
Agora que já nos familiarizamos com os circuitos em blocos, que tal mergulhar no circuito eletrônico e seus barramentos? Acompanhe na imagem a seguir o diagrama eletrônico em detalhe.
Figura 3 - Diagrama eletrônico do Super Nintendo.
Fonte: http://www.manualdocodigo.com.br/
Então, como foi essa viagem pelo interior do Super Nintendo? Esperamos que tenha sido uma experiência legal, que tenha dispertado em você a curiosidade sobre as tecnologias que permeiam o mundo dos videogames.
Se você ficou interessado em saber mais sobre eletrônica e tecnologias através de um bate papo descontraído, você é nosso convidade para ouvir os Podcasts da Romatec. Participe, deixe seu comentário e compatilhe com a gente a sua experiência, seu entendimento ou dúvidas. Estaremos à disposição para lhe auxiliar e contribuir para aprendermos juntos.
Nenhum comentário:
Escrever comentários