Você conhece um multímetro?
O multtímetro é um instrumento de medição, analógico ou digital, capaz de medir grandezas elétricas. Entre as principais podemos citar a tensão, a corrente e a resistência elétrica. Os modelos digitais se destacam por suas funcionalidades e praticidade na utilização.
Figura 1 - Modelos de multímetros.
Como podem ser definidas as principais grandezas elétricas?
Tensão: é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos distintos. Também pode ser entendida como a quantidade de energia necessária para movimentar uma carga elétrica, de um ponto ao outro, em um condutor. Sua unidade de medida é o Volt (V).
Corrente: é o fluxo de cargas elétricas motivadas por uma diferença de potencial elétrico, isto é, o movimento dos elétrons entre dois pontos distintos em um condutor em razão da diferença de potencial elétrico nestes pontos. Sua unidade de medida é o Ampère (A).
Resistência: é a capacidade que um determinado material de se opor à passagem da corrente elétrica. Sua unidade de medida é o Ohm (Ω).
Potência: é a capacidade que um material possui de realizar um determinado trabalho em um instante de tempo. Também pode ser entendida como a conversão da energia elétrica em outra forma de energia útil. Sua unidade de medidaé o Watt (W).
IMPORTANTE: Essas grandezas sempre estão presentes em qualquer circuito elétrico e não podem ser dissociadas.
Figura 2 - Círculo mágico da Lei de Ohm.
A Lei de Ohm nos permite relacionar estas grandezas. Se tivermos apenas duas delas, podemos determinar as demais matematicamente. O círculo mágico, como é conhecido na internet, ilustra um conjunto de fórmulas matemáticas que pode nos auxiliar muito na hora de estimar o valor da grandeza que pretendemos medir, caso seja desconecido.
A figura 3 ilustra o circuto elétrico de uma lâmpada ligada à uma fonte de tensão. Podemos obervar que mesmo sendo um circuito extremamente simples, as principais grandezas elétricas estão presentes.
Figura 3 - Circuito elétrico.
O que é preciso saber antes de utilizar um multímetro?
Primeiramente devemos saber é o quê vamos medir, ou seja, precisamos ter uma ideia (mesmo que aproximada) do valor da grandeza que pretendemos medir. Este cuidado pode evitar sérios acidentes. Em um segundo momento precisamos saber se o multímetro que temos à disposição mede a grandeza que pretendemos medir. Outro ponto a ser observado é a categoria de sobre tensão do instrumento, se está adequada ao contexto da medição. Por fim resta saber se a precisão e a exatidão que o instrumento oferece atende nossa necessidade. Entre os vários modelos de multímetros alguns medem apenas valores médios enquanto outros medem valores reais (True RMS), principalmente em circuitos de tensão e corrente alternada.
Antes de iniciar qualquer medição podemos responder algumas questões que podem auxiliar neste processo, por exemplo:
- Qual é a grandeza que vamos medir? Tensão, corrente ou resistência?
- A medida trata-se de tensão/corrente alternada ou contínua. ou seja, AC ou CC?
- O multímetro é True RMS ou não?
- Se for uma medida de tensão ou corrente, há algum tipo de modulação desta tensão ou corrente?
- Qual são os níveis de tolerância e precisão que o multímetro oferece?
- Preciso medir uma resistência. É possível fazer a medição sem desconectar a resistência do circuito?
- Em um circuito elétrico, posso utilizar a escala de continuidade para pesquisar um defeito?
- Nos multímetros, para que serve a escala com um símbolo de um diodo?
- Meu multímetro estragou, tenho outro à disposição de outra marca e modelo, como vou saber utiliar este instrumento desconecido?
Estas são apenas algumas das perguntas que podemos fazer para nos auxiliar na tomada de decisão na hora de fazer medições de grandezas elétricas em um circuito elétrico ou eletrônico. A utilização de um multímetro parece bastante simples e óbvio, no entanto, frequentemente nos deparamos com situações em que pessoas com experiência na manutenção eletroeletrônica apresentam dificuldade na realização de medições.
Para esclarecer e aprendermos juntos este assunto tão importante, convidamos você para ouvir nosso Podcast que fala sobre o treinamento que a Romatec oferece para o uso do multímetro no âmbito da manutenção industrial.
Você faz parte de uma equipe de manutenção? Gostaria de dividir conosco suas experiências em relação ao uso do multímetro no seu dia a dia? Entre em contato conosco, solicite um orçamento sem compromisso para realizarmos um treinamento com a sua equipe, nas instalações da sua empresa. Estamos à disposição para mais informações e esclarecimentos.
Acesse nossas mídias sociais ou se preferir entre em contato através do nosso telefone ou e-mail.
Telefone e WhasApp: (51) 3541.5987
E-mail: contato@romatec-rs.com.br
E-mail: contato@romatec-rs.com.br
Nenhum comentário:
Escrever comentários